28 de março de 2014

Um Leão que é uma (velha) Raposa!

A excelente temporada do Sporting esta época, que tem claramente superado as expectativas de praticamente todos os observadores fez-me lembrar o Benfica de Trappattoni.


Reflecti sobre essa ideia e fui relembrar essa equipa do Benfica, de 2004/2005 e há de facto algumas semelhanças entre o que fez Trap nessa época e o que está a fazer Jardim este ano no Sporting. Há claro, também, muitas diferenças.

Vamos às SEMELHANÇAS:















1º Em 2004/2005 o Benfica vinha de uma época muito má e de um longo jejum (11 anos) sem ganhar o Campeonato; Em 2013/2014 o Sporting inicia a época depois da pior classificação de sempre, fora das competições europeias e já leva 12 anos sem ganhar o campeonato

Dois "Gentlemans" no Banco - Trap dispensa apresentações, uma velha raposa do futebol, um dos treinadores com maior palmarés no Mundo e campeão em todos os países onde treinou. Conhecido por uma forte componente motivacional na sua relação com o Grupo e por ter uma capacidade de trabalho muito intensa. Para além disso era um Senhor no banco e nas suas relações com adversários, árbitros e jogadores. Se retirarmos a parte do palmarés, a discrição acima encaixa como uma luva em Jardim.

3º Pragmatismo acima de tudo - O maior mérito de Jardim esta época foi de agarrar numa equipa sem jogadores brilhantes ou de TOP, mas com qualidade, organiza-la, rotina-la e coloca-la a "jogar à bola". Uma equipa humilde, capaz de sofrer quando é preciso e consciente dos seus pontos fortes e das suas limitações. Tal como Jardim, "Trap" era um profundo conhecedor em termos tácticos e muito pragmático nas abordagens aos jogos...procurava o resultado antes da exibição e apostava em equipas com rotinas muito bem definidas e na repetição exaustiva das jogadas e movimentações.

4º Aposta num 11 Base - Muito se fala da (falta de) qualidade no plantel do Sporting, como se falava à época no Benfica. O Sporting tem alguns bons jogadores mas é uma equipa desequilibrada, tem um bom 11, com qualidade e alguns internacionais e tem mais 1, 2, 3 jogadores no Banco que dão garantias...no fundo tem um "plantel" de 14/15 jogadores...como o Benfica na altura, tinha um 11 muito bom e pouco mais...

5º Plano A - Ambos jogam num 4-3-3, o Benfica de 2004 e o Sporting de 2014 jogam em 4-3-3 com um pivôt defensivo, dupla de centrais robusta, laterais ofensivos e extremos desiquilibradores.

6º Plano B - Slimani é uma espécie de abono de familia deste Sporting, um jogador capaz de agitar o jogo quando salta do banco e com golos decisivos que já garantiram pontos...lembram-se de Mantorras? Slimani é o Mantorras do Sporting. Tal como agora, Mantorras saltou inúmeras vezes do banco para resolver muitos jogos difíceis, nos últimos minutos.


7º Ponta de Lança - Montero/Nuno Gomes, separados à nascença? Nenhum deles é matador, mas ambos podem marcar muitos golos numa época mais inspirada. Ambos preferem jogar como 2º avançado, mas adaptam-se à obrigatoriedade de jogarem sozinhos na frente. 2 jogadores que gostam de "tocar" a bola, de sair da posição, de jogar de costas para a baliza...e de falhar alguns golos "escandalosos". São os 2 rápidos e ágeis e com bom jogo de cabeça (embora não sendo a sua principal arma).

As remontadas - Começar a perder e acabar a a ganhar era algo relativamente frequente no Benfica de Trap, como tem sido no Sporting de Jardim...não me dei ao trabalho de fazer esse levantamento estatístico mas é um facto

As vitórias tangenciais e as goleadas inesperadas - Dirão os mais cépticos: "esta comparação é estúpida, o Benfica do Trap não jogava nada à bola e ganhava os jogos todos à rasca, o Sporting não!" - vamos a factos:

Vitórias por um golo de diferença: Benfica (13) Sporting (8) - e ainda faltam 6 jogos ao Sporting

Vitórias por Goleada (3 ou + golos dif): Benfica (3), Sporting (5)


10º A Formação, os Portugueses - muito se fala da quantidade de jogadores portugueses no Sporting, da juventude da equipa e dos jogadores oriundos da formação. Também no Benfica de Trap essas eram características proeminentes - Quim, Miguel, João Pereira, Simão, Petit, Nuno Gomes, Bruno Aguiar, Ricardo Rocha, Nuno Assis, Moreira, Manuel Fernandes, eram alguns dos portugueses dessa equipa, dos 11 base, 8 eram portugueses e alguns da formação. 

11º Os reforços Low-Budget - em 2004/2005 chegaram à Luz alguns jogadores oriundos do campeonato Português, de equipas mais pequenas - Nuno Assis e Quim, por exemplo, complementados com alguns estrangeiros "low-cost" - Karadas, Dos Santos, Delibasic. Este ano o panoramo no Sporting não foi muito diferente - Jefferson (Estoril) e Vitor (Paços) vieram do nosso campeonato, Slimani, Magrão ou Maurício foram estrangeiros Low-cost.


As DIFERENÇAS:

- uma delas ainda não se pode assegurar mas é muito provável que o Sporting não chegue ao título, ao contrário do Benfica de 2004/2005 que quebrou o jejum de 11 anos...

- apesar de muito mal se dizer do Benfica de Trap ainda acho que tinha um melhor 11 do que o do Sporting deste ano...mas pode ser uma opinião "avermelhada":

Quim, Miguel, Luisão, Ricardo Rocha e Dos Santos / Petit, Manuel Fernandes e Nuno Assis / Simão, Geovanni e Nuno Gomes

Patricio, Cedric, Mauricio, Rojo e Jefferson / William, Adrien e André Martins / Capel, Carrillo e Montero

Qual o melhor?


Sem comentários:

Enviar um comentário