3 de março de 2014

Estrela Cadente #3 - Lazar Markovic (SL Benfica)

Não é uma estrela cadente...é um DIAMANTE!

Lazar Markovic
Idade: 20 Anos
Posição: Avançado
Veredicto: Cadente

















Ao fim dos primeiros jogos de pré-época (e do "chapelão" ao Sion) já não restavam dúvidas que estávamos perante um talento puro!

Velocidade vertiginosa, capacidade técnica muito interessante (embora sem grandes habilidades no drible) e, sobretudo, uma frieza em frente à baliza assinalável. São estas as suas principais características e que o tornam, com 20 anos, um dos talentos mais empolgantes a nível mundial na actualidade.

Estrela maior na Sérvia, ídolo do Partizan, Markovic chegou ao Benfica com o estatuto de "jovem promissor" e apostado em "utilizar" o Benfica como "entreposto comercial" para voos mais altos.

Com apenas 19 anos, a opção por um campeonato com mais visibilidade que o Campeonato Sérvio e por um clube finalista na Liga Europa parece ter sido a opção acertada para crescer, ganhar maturidade tática e "estofo" para voos mais altos.

Hoje, passados alguns meses desde a sua chegada, já não restam grandes dúvidas que o futuro de Markovic será brilhante, resta saber qual o próximo destino e em que Pais continuará a brilhar o jovem Sérvio.

O golo fabuloso na 3ª Jornada em Alvalade colocou-o na boca dos Benfiquistas, eufóricos, e que rapidamente o apelidaram de "Messizinho".

Para mim sempre me fez lembrar João Vieira Pinto, o menino de oiro da Luz. Porque vejo Markovic como 2º Avançado, mais do que como Extremo, porque me lembro bem das arrancadas de JVP iniciadas a meio do meio-campo ofensivo (o chamado "espaço entre-linhas") e só paradas com golo ou com faltas duras. Porque as suas movimentações são muito, mas mesmo muito semelhantes ao JVP, o do Benfica (o "menino"), não tanto o experiente e mais "batido" JVP do Sporting.

O que o distingue de JVP faz lembrar, de facto, Messi - é mais rápido, é capaz de arrancar em velocidade e em drible com a bola controlada de uns metros mais atrás(como Messi), faz diagonais do espaço lateral para o meio e "esquiva-se" melhor a todas as tentativas de faltas e derrubes dos adversários. Em tudo isto é mais Messi que JVP, de facto.

Mas o que realmente me impressiona em Markovic é a sua frieza em frente à baliza...90% dos seus golos são "cara-a-cara" com o Guarda-Redes, não marca golos no meio da "molhada" na área, nem em resposta a cruzamentos, nem em remates à entrada da área, nem remates de longe...muito menos de cabeça.

A especialidade de Markovic é mesmo o "one-on-one" com o Guarda-Redes.

A sua capacidade para "romper" as defesas, a sua velocidade e "pique" na desmarcação colocam-no muitas vezes (muito mais do que os outros) na "cara" do Guarda-Redes adversário e aí, o que impressiona é a facilidade com que escolhe SEMPRE a melhor solução. Ou é um toque subtil a desviar quando sai da baliza o Guarda-Redes, ou um remate por baixo do corpo do Guardião ou...um "chapéu" monumental.

A jogada termina, invariavelmente, dentro da baliza e Markovic tranquilo como se tivesse feito a coisa mais fácil do mundo, nada é feito em esforço, todas as finalizações são calmas, tranquilas e bem ponderadas . Até nos festejos Markovic é tranquilo.


Provavelmente nunca chegará ao nível de Messi, esse nível é para muito, muito poucos...mas não tenho dúvidas que estará no TOP Mundial muito em breve!


Felizes os Benfiquistas que um dia poderão dizer..."eu vi este miúdo jogar no meu clube!"



Sem comentários:

Enviar um comentário