4 de novembro de 2013

A Jornada 9 - Obra Divina!

Deus e Jesus foram os grandes destaques da 9ª Jornada, uma verdadeira Obra Divina.

A Deus coube o maior destaque (há que respeitar a hierarquia). Com o seu "pequeno" Gil Vicente conseguiu o verdadeiro milagre de terminar a 9ª Jornada em 4º lugar da Liga, a 3 pontos dos Grandes de Lisboa e a 6 da liderança (!!).



Como se previa, o Derby do Minho foi um jogo bem interessante, "mexido" e intenso. O jogo foi decidido com um remate de César Peixoto que teve influência "divina" e os 3 pontos cairam no colo de (João de) Deus graças a um FRANGO monumental do Guarda-Redes Vitoriano.

O Gil Vicente apresentou sinais interessantes - gostei especialmente do ponta de lança Paulinho (um lutador) e o extremo com "ginga" Avto - suportados num meio campo muito competente, onde o "penteadinho" João Vilela é um box-to-box interessante (falta-lhe melhorar finalização) e César Peixoto marca os ritmos da equipa.

O resto é Sangue e Suor, 7 lutadores, organizados, que seguem a voz de Deus e lutam por todas as bolas. Este Gil não é especialmente brilhante (o Estoril e mesmo o Vitória, jogam um futebol mais bonito, por exemplo) mas é eficaz e muito competente.


Depois de Deus...Jesus, vitória tranquila em Coimbra, com alguns momentos de bom futebol (o golo de Markovic é classe pura), permitiram ao Benfica voltar a "respirar" e em 2 jornadas seguidas ganhar pontos aos rivais.

Na semana passada "colou-se" ao Sporting e nesta jornada 9 aproxímou-se do líder. A equipa está a regressar ao "normal", à estrutura e estratégia habituais (com todos os seus defeitos e virtudes) e parece estar a querer "embalar".

Os próximos 2 embates - difícilima deslocação à Grecia e um sempre imprevisível Derby com o Sporting - serão decisivos para embalar em definitivo este Benfica...ou fazer regressar as dúvidas e as criticas.


O Sporting não desarma, e se aqui previ a possibilidade do Sporting escorregar, com o sempre dificil Maritimo, nesta jornada pós-Dragão, é evidente que me enganei.

O empate que tinha previsto não andou longe, é certo, mas a capacidade que a equipa demonstrou quando a perder 2-1 "virou" o jogo, foi surpreendente e superou claramente as minhas expectativas.

Mérito a Jardim que mostra, a cada jornada que passa, ser um treinador competente.


O Porto fez o caminho inverso ao do Sporting, depois de ter visto a concorrência mais longe na jornada passada, não foi capaz de passar em Belém e perdeu a vantagem adquirida.

Ainda assim mantém-se na frente e tomara outros (nomeadamente nós os Benfiquistas) termos "crises" destas e continuarmos na liderança do campeonato!


Nota final para o Braga...parece o titanic a afundar e para o Setúbal que mesmo sem treinador conseguiu uma vitória muito importante (e surpreendente) em casa do Estoril.


Sem comentários:

Enviar um comentário