28 de novembro de 2013

Já chega de "fim de ciclo"?

O final da época passada foi, para os Benfiquistas, um dos fenómenos mais traumáticos das nossas vidas de adeptos do clube.

















Vejo o Benfica, vibro e sofro por este clube desde 1988 (a primeira "memória" futebolística que tenho é o penalty do Veloso na final da "Champions" com o PSV).

Sou portanto um Benfiquista da geração da hegemonia do Porto, não conheci o Benfica dominador que ganhava tudo mas não foi por isso que a minha paixão pelo clube diminuiu.

Mesmo fora da época dourada vi neste clube jogadores e equipas fantásticas, vi alguns títulos nacionais e vi 3 finais Europeias, 2 na "Champions", todas perdidas.

Vi jogadores de TOP Mundial, vi o melhor Guarda-Redes do mundo de todos os tempos, vi o record de espectadores num jogo em Portugal, vi os 6-3 em Alvalade, vi o "velho" 3º anel e o novo Estádio da Luz, enfim..

Também vi equipas miseráveis, jogadores que nem no Farense deviam jogar, treinadores estrangeiros que traziam contentores de jogadores com eles e não percebiam nada do futebol português, vi um ex-presidente ser preso e outros fenómenos tristes.

Sob o ponto de vista desportivo (apenas no Futebol) houve episódios bem mais negros (como ficar fora das competições europeias), mas o certo é que a época mais traumática que conheci, como Benfiquista, terá sido a última época. Porque estivemos perto de ganhar tudo, de fazer história...mas não ganhámos nada.

Mas, não façamos confusões, "traumática" não é igual a "desastrosa".

Acho que a época passada do Benfica foi muito boa, podia ter sido Histórica, é verdade, mas não ter ganho nada não fez dela uma época negativa.

aqui o escrevi e volto a repetir: Jorge Jesus foi o melhor treinador do Benfica dos últimos 20 anos (para não ir mais longe)!

Haverá treinadores ainda melhores que Jesus, é verdade, mas nos últimos 20 anos não o(s) encontrámos.

Por tudo isto faz-me confusão toda esta conversa do "fim de ciclo" que se instalou no principio de época quando surgiram os primeiros resultados negativos.

Fim de ciclo porquê? Perguntei na altura...

Agora, que de repente já estamos a 1 ponto do 1º, no campeonato, a conversa diminuiu, mas não desapareceu...isso é que é grave. Continuam a existir adeptos que em vez de apoiar estão à espera da próxima falha para voltar à carga.

Para esses, peço que imaginem o seguinte cenário:

 - Imaginem que o Porto é eliminado na Taça da Liga pelo Sporting (como estão no mesmo Grupo um deles vai saltar fora garantidamente).

- Imaginem que Benfica e Porto seguem em frente na Europa (seja "Champions", seja Liga Europa)

- Imaginem que a diferença pontual no campeonato entre os 3 primeiros se mantém durante mais algumas jornadas...


Pergunto:

- Sabem qual será a única equipa em Portugal que em Março estará (cumprindo-se este cenário) ainda a lutar por TODAS as competições em que participa...mais uma vez?

O Benfica...


Se isto não é sinónimo de competência...não sei...

É certo que "só" chegar lá, não chega, é preciso ganhar.

Mas para ganhar é preciso estar lá no momento das decisões. Estar lá, nas decisões, em TODAS as competições tem que ser algo valorizado.

Veremos como a época evolui e no fim da época se fará a contabilidade dos títulos. Pode ser que nessa altura faça sentido essa "treta" do Fim de Ciclo.

Até lá, não!

1 comentário:

  1. Vitórias morais??por favor, podias dizer q se calhar desde o 6-3 n tínhamos planteis tão bons, condições de trabalho tão boas, etc, este treinador é um perdedor e o resto é musica

    ResponderEliminar