23 de setembro de 2013

Costinha a Paço(s)


Hoje, Costinha e o Paços de Ferreira fazem o seu 8º jogo oficial da época e será, porventura, um dos mais importantes da sua história.

Até agora: 7 Jogos, 7 Derrotas. Catastrófico! Em especial para uma equipa que na época passada atingiu um brilhante 3º Lugar no campeonato.

No campeonato deste ano, o Paços de Costinha já atingiu o mesmo número de derrotas que na época passada inteira – 4!

Proliferam as piadas na net e questiona-se a habilidade de Costinha como treinador. Factos são factos e Costinha não tem um bom registo como treinador, de facto. Na época passada desceu de divisão com o Beira-Mar e esta época é o que está há vista.

 
 
Tenho para mim que o Costinha não é treinador…mas neste caso, acho que tem duas GRANDES atenuantes neste percurso no Paços:
 

A Equipa-Base do ano passado, desapareceu. O normal em pequenas equipas quando estas fazem épocas excepcionais, os jogadores ganham visibilidade, querem sair e o clube aproveita para encaixar receitas.

Se compararmos os 11 base verificamos que para esta época, o Paços perdeu: Cássio – GR (este não foi grande perda), Diogo Figueiras – DE, Cohene – DC, Vitor, Josué e Luiz Carlos – MC.
6 jogadores em 11, metade da defesa e o meio-campo praticamente todo.
 

Calendário muito dificil – sim, são 7 derrotas, mas se considerarmos que os Adversários foram: Zenith (2 Jogos), Fiorentina, Braga, Olhanense, FC Porto e SL Benfica, o que dizer?
Destes 7 Jogos, em quantos seriamos capazes de apostar (dinheiro) na vitória do Paços? Talvez contra o Olhanense…mas mesmo nesse caso, o Paços jogou fora.

 

Esta época vi 2 jogos do Paços – contra o Zenith em casa e com o Benfica na Luz – do que vi, até jogaram bem…

O jogo de hoje é fundamental para a equipa e para o treinador, porque é o 1º Jogo verdadeiramente acessível – em casa e contra um competidor direto na luta pela permanência – Vitória de Setúbal.


Sem comentários:

Enviar um comentário