23 de setembro de 2013

Djuricic, noves fora...nada!


No inicio da temporada Jorge Jesus disse, na entrevista à Benfica TV que Djuricic - o reforço mais sonante da época - não era um 10, mas sim um "9 e 1/2".

Cito de cor, JJ disse qualquer coisa como:

"Djuricic não é um Aimar, atenção, é mais Saviola, é um 2º avançado, um 9 e 1/2 como se costuma dizer..."



Na altura achei estranho, mas como não tinha um conhecimento profundo do jogador, resolvi dar o benefício da dúvida ao Mister.
Das duas uma, ou eu estava redondamente enganado sobre o Djuricic ou o JJ estava a confundir os Sérvios (normal, eram tantos...)!

Passados estes meses e numa altura em que Djuricic acaba de fazer 2 jogos seguidos a titular, convenço-me cada vez mais que nem eu estava enganado, nem JJ estava a fazer confusão.

Confuso? Eu explico:

- Não estava enganado -Djuricic, para mim é um "10". Diria mesmo que é um "10" clássico.
Qual 2º avançado, qual quê? Djuricic é playmaker, organizador de jogo. É médio-ofensivo, médio não é avançado.
Djuricic gosta de ter bola no pé, não gosta de jogar de costas para a baliza, nem de estar na "luta" com os Centrais ou sequer com o Trinco adversário.
É verdade que tem "chegada" e "golo", mas isso não faz dele um 2º avançado.
É um Aimar, não é um Saviola.
Num 4-3-3 (se não me engano era o sistema de jogo do Heerenveen), o 10 é "obrigado" a chegar mais perto da área - como Lucho faz no Porto de Paulo Fonseca, e isso não faz de Lucho um 2º avançado.

- JJ não confundiu os Sérvios - porque nestes 2 últimos jogos insistiu em colocar Djuricic como 2º avançado, "a fazer de Saviola".


Como acho que Djuricic é um "10", acho que vai ter o mesmo problema que Aimar no Benfica - com Quique jogava como 2º avançado e rendia pouco, com JJ não "encaixava" no sistema de jogo (excepto na 1ª época em que JJ conseguiu inventar um "híbrido" com Aimar a 10 e Cardozo e Saviola na frente).

Quer isto dizer que, ou Jorge Jesus descobre nova fórmula para encaixar Djuricic a 10 com 2 avançados na sua frente, ou Djuricic vai continuar como tem estado...APAGADO.

Sem comentários:

Enviar um comentário