27 de setembro de 2013

Porquê Mourinho?


Mal seria se não tivesse um post sobre José Mourinho, depois de ter escolhido este nome para um blog.

José Mourinho é uma referência para mim, não digo um ídolo (isso é coisa de adolescente), mas é uma referência. 

Mais até do que pela sua habilidade técnico-táctica, o que realmente admiro em Mourinho são até características não-exclusivas ou relacionadas com futebol.

Admiro a sua capacidade de trabalho e estudo, o facto de ter sido inovador, a sua ambição desmedida, o facto de ambicionar ser o melhor (e não ter vergonha de o dizer), o ser convicto das suas capacidades (o que muita gente chama de convencido). Gosto dele porque é polémico, não é cinzento e não tem o discurso aborrecido do "jogo a jogo", "domingo a domingo", blá, blá, blá. E admiro, sobretudo, as suas capacidades de liderança e comunicação.

Há muito que me interesso sobre Gestão e Liderança de equipas e, também nessa matéria Mourinho é brilhante.

Sou admirador de Mourinho desde que entrou no Benfica, faz agora 13 anos, mas tornei-me especialmente "devoto", com a sua passagem pelo União de Leiria. Costumo dizer que o meu segundo clube é o "Mourinho FC" e só não cumpri essa máxima quando foi treinador do F.C. Porto. De resto, torci sempre por Mourinho e pelas suas equipas.



Lembro de acesas discussões na faculdade, com um amigo adepto do Belenenses (mesmo adepto, como primeiro clube, não daqueles que simpatizam com o Belenenses) sobre qual era a melhor equipa nessa época - Belenenses ou Leiria - e de analisarmos, jogador a jogador, posição a posição, qual era o melhor onze. 

Não tinha (e não tenho) qualquer ligação a Leiria - cidade ou clube - a minha ligação era Mourinho, e por isso ainda sei aquele 11 de cor: Costinha; Bilro, Renato, Nuno Mendes e Nuno Valente; Luis Vouzela, João Manuel e Silas; Derlei, Maciel e Jacques;

Lembro-me exatamente do dia em que conheci pessoalmente o Mourinho.

Dia de jogo do Leiria, em casa, contra o Salgueiros de Carlos Manuel. 

Fomos visitar a equipa em estágio e conhecer o Mourinho. Eu era um miúdo, já era fã nessa altura e estava até um pouco nervoso.

Conheci o Mourinho que estava com o Rui Faria (fiel adjunto desde esses tempos), que era também um miudo nessa altura (teria vinte e alguns anos nessa altura) mas já toda a gente dizia que era um estudioso do treino e um talento. Tenho para mim que se o Rui Faria algum dia decidir ser treinador principal, vai ser grande!

Voltando a Mourinho, houve conversa de circunstância até que, ao ser-lhe dito que eu era Benfiquista se começa a falar do célebre 3-0 ao Sporting. 

Fala-se sobre o jogo, a equipa...Rui Faria, que ainda não era treinador nesse tempo, sabia de cor o 11 do Benfica (já nem eu me lembrava) e brinca com Mourinho e com a qualidade (muito) duvidosa de alguns jogadores do Benfica. 

Lembro-me do Rui dizer ao Mourinho: "Como é que conseguiste dar 3 ao Sporting com o XXX e o ZZZ naquela equipa?!?! (não vou referir nomes, mas digo que um dos visados era o Lateral Direito e que era Sérvio - já havia sérvios no Benfica dessa altura).

Mourinho foi-se rindo, mas esteve maioritariamente calado durante essa parte da conversa...não sei se por timidez ou por respeito para aqueles que tinham sido os seus jogadores e a um clube que tinha servido. 

Depois a conversa tornou-se mais séria quando se perguntou: "Então e o Jogo de hoje com o Salgueiros"? Aí é Mourinho que assume as rédeas da conversa e Rui que se remete ao silêncio. 

Mourinho destacou a dificuldade do jogo, o facto de o Salgueiros do Carlos Manuel ser muito organizado, bom a defender e perigoso no contra-ataque. 

Naquela conversa - sem jornalistas presentes - Mourinho não disse que ia ser difícil como todos dizem nas salas de imprensa. Estavamos numa conversa pessoal, com várias pessoas e o que percebi é que Mourinho estava MESMO convicto que ia ser difícil. Digo mais, eu próprio fiquei convencido que ia ser muito complicado ganhar.

Acabou por aqui o meu contacto com Mourinho, mais tarde no estádio só o vi ao longe no relvado. 

O resultado do Jogo? 

7-0 para o Leiria!! 

Verdade! 4 golos de Derlei, 2 de Maciel e 1 de Jacques. 

A maior vitória do Leiria num jogo de campeonato na 1ª divisão! 


É assim que se criam os mitos!

Reportagem do Record sobre o jogo:

Sem comentários:

Enviar um comentário