3 de dezembro de 2013

A Jornada 11 - Não vi...BOLAS!!

Lamentavelmente não assisti a um único (nem o do meu Benfica) jogo da Jornada 11, nem um para amostra!!

Por isso, a habitual crónica de análise da Jornada fica um pouco comprometida...

....mas que diabo, se há "paineleiros" que ganham caché para comentar semanalmente a jornada na TV, que também não vêm os jogos e que se limitam a constatar o óbvio e a comentar com base em resumos, porque não o faço eu também??

Cá vai disto:

A jornada 11 desta liga entra definitivamente para a história (bolas, como é que eu perdi isto??).

O Porto perdeu finalmente ao fim de 50 e não sei quantos jogos (abro uma aparte apenas para dizer que este record é obra, são quase 2 campeonatos inteirinhos sem perder...de facto, impressionante) o que denota/reforça a ideia de crise lá para os lados do Dragão.




















Se antes quando se "acenava" com o cenário de crise, o Porto respondia com o facto de se manter na liderança, agora, já nem esse argumento serve para justificar a palidez exibicional deste Dragão.

O Porto está a jogar mal, o plano de jogo não funciona e a liderança parece que não está a conseguir passar a mensagem.

E o pior é que para além do Plano A não funcionar, não há plano B (como já aqui tinha alertado).

Claro que já se apontam uma série de defeitos a Paulo Fonseca (o treinador é sempre o culpado), não será certamente tudo culpa dele, mas, a ausência de um Plano B, de uma tática/dinâmica alternativa, de processos ofensivos diferentes e não repetitivos é seguramente responsabilidade de um treinador.

Quanto ao jogo (ao resumo) do Académica-Porto, quero dizer apenas que serviu uma vez mais para confirmar uma teoria que já tenho há muito tempo (talvez um dia mereça um post só para o tema):

Os árbitros Portugueses são incompetentes!















Não gosto de embarcar em histórias de corrupções, frutas, apitos, etc, porque não tenho provas que existam esses fenómenos.

Mas tenho provas (observação de erros inacreditáveis jornada a jornada) que os árbitros são incompetentes,  que são tecnicamente fracos, que a maioria deles nunca jogou à bola e por isso não percebem as dinâmicas e os contactos que ocorrem num jogo de futebol, porque a formação de árbitros em Portugal é uma comédia, porque são amadores mas têm salários de profissional (excepto o "grupinho" que agora se tornou "profissional"), porque estão mal preparados fisicamente e psicologicamente (e por isso cedem à pressão dos mais fortes), porque se apoiam nos "padrinhos" para subir de divisão e/ou chegar a internacional e ganhar mais dinheirinho...porque não há um sistema meritocrático na arbitragem.

Tal como na politica chegam lá (a deputados, ministros, etc) os que fazem carreira nas "Jotas" e no "aparelho" dos partidos, também os árbitros que chegam à 1ª divisão são os do "sistema" e não necessariamente os melhores.

Adiante.

Benfica e Sporting passaram para a frente (acho ridícula a "discussão" sobre quem vai mesmo em 1º lugar - é discussão de pequenino e só deve fazer rir os rivais do Porto) e o campeonato está definitivamente emocionante!

Foram ambos competentes nos seus jogos, ganharam sem grande discussão, não cederam à pressão e lá estão agora aos comandos da liga. Vamos ver quem tem mais estofo para aguentar a outra "pressão", a de estar à frente.

Destaque para o Braga, que tem finalmente um resultado digno de 4º grande e que será "ponto de viragem" no seu campeonato - já aqui tinha previsto que esse dia estava para breve. Tenho muita curiosidade o que vai dar o Porto-Braga da próxima jornada...

E nota final para o Vitória S.C. que no duelo de Europeus conseguiu uma fantástica vitória no campo do Estoril e para José Couceiro que insiste em desmentir-me (augurei uma passagem negra por Setubal para este "pseudo" treinador) e continua sem perder, desde que assumiu o cargo.

Qualquer dia vai obrigar-me a escrever um Post só sobre isso e ter que me retratar publicamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário