23 de dezembro de 2013

Jornada 14 - Feliz Natal?


E eis que chegados ao Natal o topo da classificação da 1ª Liga está ao rubro! Tudo empatado, com 33 pontos.

No que toca aos "crónicos" candidatos - Benfica e Porto - nada de muito diferente em relação ao ano passado.

Também em 2012 terminaram o ano empatados um com o outro e no topo da classificação, registando na altura mais 3 pontos do que este ano.

A grande diferença está no confronto direto, no ano passado já tinham jogado entre si (empate), este ano ainda não jogaram.

É por isso evidente, como primeira conclusão, que estão ambos mais fracos do que no ano passado, a diferença é pequena (em termos pontuais), mas existe.

É no Sporting, no entanto, que se registam diferenças significativas. Mais 18 pontos que no ano passado, mais 7 vitórias (!!) e menos 4 derrotas.

Estamos, portanto, perante um dado novo...há mais um candidato ao título e em sobre-rendimento!


Apesar de terem todos os mesmos pontos, o estado de espirito com que chegam à época Natalícia não é igual em todas as equipas:

O Sporting que se esperava hipermotivado pela excelente 1ª parte da época, chega ao Natal tenso e de "cabeça perdida" depois de um empate frente ao Nacional, com que não contava.

Na mente daquele Grupo perspetivava-se, certamente, uma liderança isolada pelo Natal e reforçada em Janeiro aquando do confronto direto entre Benfica e Porto. Terá sido esse o grande enfoque do trabalho psicológico, de motivação e mentalização da equipa técnica junto do Plantel...trabalhar para esse objetivo intercalar de chegar ao Natal isolado...

Mal comparado, lembrei-me da "festa" do Benfica na época passada na Madeira, depois do jogo com o Marítimo. Ganhar na Madeira foi visto como fator decisivo para chegar ao Dragão isolado na frente, foi esse o enfoque psicológico e de mentalização do grupo, de tal forma que, atingido o objetivo, o grupo descomprimiu (como normalmente acontece, quando atingimos um objetivo no qual nos focamos durante semanas/meses) e acabou por comprometer o titulo na jornada seguinte em casa com o Estoril.

O "descontrolo" emocional dos jogadores do Sporting no final do jogo, quando se viraram ao árbitro de forma desproporcionada face ao que aconteceu em campo, as declarações "fora de tom" (do seu tom habitual) de Leonardo Jardim na sala de Imprensa e a intervenção com "artilharia pesada" de Bruno de Carvalho indiciam exatamente isso...frustração por não terem atingido um objetivo para o qual estavam muito focados, empenhados e convictos de que o atingiriam...



















Mais uma vez, se nos lembrarmos do fatídico jogo do Benfica com o Estoril na época passada...verificamos que também nesse jogo se assistiram a reações semelhantes e atitudes de desespero (lembram-se da expulsão de Carlos Martins?) por parte de um grupo de jogadores que sentiu que o objetivo estava a "fugir".

A pausa natalícia cai, portanto, "que nem ginjas" para o Sporting...tem tempo de descansar, acalmar ânimos e "refocar".

O Porto, por seu lado, chega ao Natal em "altas"...a subir de rendimento, com goleada e com um "novo Deco" a tomar conta do meio-campo. Moral elevada para a deslocação à Luz e a consciência que uma vitória no campo do rival os pode fazer descolar novamente rumo ao título...há no entanto outros indicadores de alguma instabilidade no Grupo, nomeadamente jogadores insatisfeitos, pedidos para sair, etc... (sobre este tema, num outro post).

Já para o Benfica, é um Natal  com "mixed feelings"...se por um lado comanda a liga, colado aos rivais e, portanto, na luta pelo título, por outro continua sem convencer na maioria dos jogos.
Se é verdade que se mantem nas 4 frentes (Campeonato, Taças e Europa), continua a suscitar dúvidas, descrença e pouca confiança nos seus adeptos...e no pós-Natal enfrenta o Porto num jogo capaz de libertar "fantasmas" antigos.



Cá estaremos em Janeiro para perceber quem teve o Natal mais feliz!

Boas festas!

Sem comentários:

Enviar um comentário