13 de dezembro de 2013

Momento Totobola - Jornada 13

Será que a jornada 13 vai ser de azar para algum dos grandes?


Respostas em baixo, em mais um momento Totobola!



Académica X Maritimo: Maritimo

O Maritimo está em franca recuperação desde que "quase" despediu o seu treinador Pedro Martins. Esse fenómeno do "sai, não sai" parece ter unido o grupo em torno do seu líder, com resultados bem visíveis.
No Maritimo destaca-se a capacidade produtiva dos seus avançados, apresentando 2 marcadores no Top 5 dos melhores marcadores da Liga (um feito de registo) - primeiro apareceu Derley que, em época de estreia em Portugal, se tem revelado um ponta de lança muito interessante e mais recentemente Heldon, um extremo rápido, já com muitos anos de campeonato Português e que se prepara para fazer a sua melhor época no nosso campeonato.
A Académica volta a casa depois da surpreendente vitória frente ao Campeão Nacional, na jornada 11, o que será certamente um "boost" de motivação para a equipa.


Braga X Setubal: Braga

Que me caia aqui já uma cadeira em cima se não é desta que o "pseudo-treinador" Couceiro perde um jogo!! Há 9 jogos que teima em desmentir-me e até já há quem pense que ele é mesmo treinador...


Sporting X Belenenses: Sporting

O Belenenses será, porventura, a única equipa em Portugal que pode chegar ao final da primeira volta com o feito de ter roubado pontos aos 3 grandes...depois dos empates na Luz e em casa contra o Porto, faria o pleno ao amealhar um pontinho em Alvalade.
Por muito que o deseje, não creio previsível.
O Sporting tem passado "teste" após "teste", está com a equipa cada vez mais "oleada", a massa adepta está empolgada, o grupo está moralizado, o presidente "inchado"...e ao fundo do túnel (cada vez mais perto) está a visão do "titulo" de campeão de Inverno.
Para além disso, o Sporting sabe que "só" tem que aguentar mais 2 jogos até às férias de Natal e sabe também que Janeiro começa com um confronto direto entre os 2 perseguidores (Porto e Benfica) que fará perder pontos, pelo menos, a um deles. Esta é uma oportunidade gigante deste Sporting se distanciar ainda mais e se tornar um candidato ao título credível e ameaçador...e todos naquele grupo sabem disso...


Arouca X Vitória: Vitória

A pior equipa do campeonato e a tática "mete-nojo" do "autocarro à frente da baliza" em que se especializou Pedro Emanuel nos últimos anos, não funciona sempre (aliás, não funciona na maioria das vezes).
Por isso, o empate na Luz na última jornada será a excepção que confirma a regra e o Arouca mais o seu "futebolzinho" só devem parar na 2ª Liga. Os adeptos do futebol agradecem.


Olhanense X Benfica: Benfica

Obrigatório ganhar para os de encarnado, contra uma equipa imprevisível e "esquisita". A pressão de ter que ganhar pode criar algumas tremideiras iniciais, mas, ainda por cima a jogar no Estádio do Algarve (e não em Olhão), o Benfica tem obrigação de ganhar.
Levanta-se a dúvida se se manterá o 4-4-2 com Rodrigo e Lima na frente e Funes Mori no banco, já que não há Cardozo, ou se voltaremos a ver o 4-3-3 da Liga dos Campeões com Fejsa - Matic - Enzo a "carburar" no meio-campo.
Pessoalmente acho que este é jogo para 4-4-2, porque apresenta mais poder de fogo na frente, especialmente quando se transforma em 4-2-4 e porque Fejsa num jogo que se prevê de sentido único, é um "travão" à dinâmica ofensiva da equipa. Mas sem sem Cardozo...admito que JJ aposte noutra estratégia.


Rio Ave X Porto: Porto

Ando jornada após jornada a apostar no Rio Ave quando joga em casa, e jornada após jornada a perder...ainda sou do tempo em que jogar nas "Aves" era difícil, mas este ano...parece que não.
Acredito que o Porto não vacilará num campo que outrora foi difícil...


Nacional X Paços Ferreira: Nacional

O Nacional em casa vai prolongar a agonia do Paços que passou de "equipa sensação" a "equipa desilusão" num ápice.


Estoril X Gil Vicente: Estoril

Jogo grande da Jornada. Dois "pequeninos" que têm sido grandes e que ocupam as 2 posições imediatamente a seguir aos Grandes (4º e 5º, respetivamente).
Jogam bem  à bola, com futebol de ataque e positivo. Dois "Maestros" em grande forma, frente a frente - Evandro e César Peixoto - e um Estoril já sem Luis Leal mas que, ainda assim, acredito ser mais forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário