4 de outubro de 2013

O que se passa Benfica?? - 3º Dilema


A indefinição táctica

4-2-4; 4-1-3-2; 4-4-2 ou  4-2-3-1? - Afinal jogamos como?






aqui (no post dos pinheiros) disse que que gosto de equipas com 2 avançados.

Na minha visão o Benfica deve (quase) sempre jogar com 2 avançados e esse foi, para mim, um dos méritos de  Jorge Jesus quando chegou ao Benfica. Recuperou o estilo de jogo clássico do Benfica, ao ataque, com 2 avançados e pressionante. Foi assim que se criou o mito do Inferno da Luz...


Depois, consoante o adversário, a escolha dos 2 avançados serve uma estratégia, que pode (e deve ser distinta). Não é igual jogar com Lima-Cardozo, Rodrigo-Cardoso, Markovic-Lima, etc...essas são as "nuances".

Infelizmente, no ano passado, mas principalmente este ano, o sistema está tão definido...


Duplo pivô sérvio ou 1 pivot + 1 "8"?

Para além do tema dos 2 avançados parece também existir na cabeça de JJ a ideia de formar um duplo pivot defensivo - Matic, Fejsa...por favor, não enveredar por aí!


Marcação Zona ou Mista nos cantos e livres defensivos?

A nossa marcação à Zona foi boa (muito boa) no primeiro ano, quando os jogadores andavam de mãos dadas e aos saltinhos na área.

Na altura era alvo de gozo, mas a técnica resultava e, mais do que isso, revelava trabalho de treino e preocupação dos jogadores em executarem o que o treinador treinava.

Depois acabaram-se os saltinhos nos cantos (os saltinhos por si só não valem nada, mas predispõem o corpo para uma postura mais ativa, ou seja, estamos mais preparados e activos, para agir - qualquer licenciado em Ed. Física poderá corroborar esta tese) e passámos a ser passivos na marcação à zona e especialmente frágeis nos cantos ao 2º poste (a zona mais débil no sistema de marcação zonal).

Lembro-me do Sporting do ano passado (com Jesualdo) a explorar muito bem a bola longa, ao 2º poste, com entrada do Dier que vinha embalado desde fora da área...e lembro-me, claro, do golo do Chelsea na final da liga Europa...igualzinho ao 3º de ontem (do Ibra).

Estará na altura de voltar a treinar isto?? Ou de mudar para um sistema misto, por exemplo? Ontem curiosamente no 3º golo foi o que aconteceu, colocou-se o André Gomes a marcar ao Homem o Marquinhos (deve ter sido o homem referenciado como o mais perigoso no jogo aéreo), mas deu golo na mesma - do Ibra -  porque a marcação à zona foi passiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário