9 de outubro de 2013

Os B's e os "manos"


Esta época já vi 2 Jogos completos da Equipa B do Benfica - contra Leixões e Moreirense - e mais alguns "bocados" de outros. 

 

Os dois a que assisti foram testes muito difíceis, contra equipas "batidas" e candidatas à subida (à 10ª Jornada o Moreirense é 4º com menos 2 jogos e o Leixões é 9º a 3 pontos da zona de subida). 

 

Foram jogos bons, intensos (como é habitual na 2ª Liga) e com resultados distintos - vitória com Leixões, derrota (injusta) com Moreirense - e com uma boa performance dos "B's". 




Globalmente o Benfica B tem estado bem, à 10ª Jornada vai em 7º Lugar a 4 pontos do primeiro  e em 3º no "mini-campeonato de equipas B", atrás do Porto B - surpreendente líder da 2ª liga e do Maritimo B - surpreendente 3º classificado. 
 

O que estranho nesta equipa B são 2 aspetos: 
 

1º Porque não joga a equipa B como a equipa A? 

Refiro-me ao esquema tático e aos posicionamentos dos jogadores. Seria bom que os "B's" repetissem rotinas e movimentações individuais e coletivas da equipa principal, por forma a que a sua integração na equipa A fosse mais rápida, e com melhores resultados. Há alguns pormenores em que isso acontece. 

A posição 6, por exemplo, é similar na equipa B à da equipa A, mas, tendo em conta que o 6 da B é normalmente Lindeloff...não há comparação possível com Matic. Curiosamente, o "clone" de Matic na equipa B é...o seu irmão Urus Matic, mas por algum motivo, não tem sido tão utilizado, ou quando é, é mais à frente (como o Matic mais velho no inicio de carreira). 
 

2º Porque não há um aproveitamento maior dos B's? O trabalho está a ser bom...

Não sou como alguns adeptos mais "fanáticos", ou como os Sportinguistas, que acham que qualquer "puto" que aparece nos Juniores ou nos B's vai ser o novo fenómeno e deve subir de imediato à equipa A. Acho que não é esse o perfil do Benfica e que todos os jogadores devem ser mais trabalhados e "amadurecidos" antes de serem lançados às feras...de repente lembro-me de Edgar, Hugo Leal e Pepa...

Mas, há um jogador que já justifica uma chamada regular aos convocados da equipa A - Iván Cavaleiro - sobre ele, mais à frente. 
 

Eis a minha análise genérica ao onze-base da Equipa B

Varela (GR) - Não é Guarda-Redes para o Benfica, ponto final. 

Já tenho essa opinião desde os Juniores, não mudei no ano passado (quando Varela rodava com Mika na Baliza dos B's) e não mudo este ano (quando Varela é o titular dos B's). 

Varela sofre de um "mal" comum na formação dos Grandes Clubes - por um lado a posição de Guarda-Redes não é tão valorizada (anda tudo à procura de Ronaldos, Figos e Rui Costas) e por outro lado, normalmente os grandes ganham 95% dos seus jogos e quase todos por largas goleadas. O fosso é enorme, em especial nas primeiras fases dos campeonatos, disputadas a nível local. Ora, para um Guarda Redes em formação (posso garanti-lo por experiência própria) evolui-se mais quanto mais "trabalho" se tem

Jogar numa equipa pequena onde, por jogo, um guarda-redes é chamado a intervir 20 vezes, faz 10 grandes defesas e mesmo assim ainda encaixa 5 ou 6 é muito mais "produtivo" para o crescimento de um guarda-redes do que jogar num grande, passar um jogo inteiro sem defender uma bola e limitar-se a jogar com os pés e a bater pontapés de baliza...


Oblak e Mika (GR) - Estes sim, são o futuro do Benfica

Inexplicavelmente não têm tido muitos minutos na equipa B...na minha concepção o Guarda-Redes da Equipa B devia ser o 2º Guarda-Redes da equipa principal e deviam rodar na ida para o Banco na equipa A. Ou seja, Artur titular e no banco, alternadamente, Mika e Oblak, sendo que o que não fosse para o Banco seria o titular dos B's. Assim, estariam sempre "prontos" para substituir o titular da equipa A. 


João Cancelo (DD) - Fala-se muito deste "menino" e já há grande pressão dos adeptos para que seja alternativa a Maxi. Neste ponto, estou com Jesus, ainda não está pronto. Sim, é verdade que tem uma técnica assinalável (acima do lateral típico), sim tem velocidade, sim é ofensivo, mas...por vezes perde-se em "fintinhas", inventa em zonas proibidas, gosta de fazer bonitos e arrisca em demasia. Não está pronto para assumir a lateral direita na equipa A. Alternativa a Maxi temos Sílvio e André Almeida, e está bom assim. 


Steven Vitória e Jardel (DC) - Aqui tem-se aplicado e bem a lógica de rotação com a equipa A, que defendo para os Guarda-Redes. 

Normalmente um deles joga na B e o outro vai para o banco da A e vão alternando. Parece-me muito inteligente por parte de Jesus e por parte dos jogadores que humildemente aceitam jogar na B. 


Mitrovic (DE) - O central Sérvio foi claramente uma "oportunidade de mercado", foi contratado apenas por ser um jogador com potencial para futuros negócios. 

Lisandro foi claramente aposta para substituir Garay e, perante a não venda de Garay foi emprestado para Espanha, para ganhar ritmo de Europa. Steven Vitória foi contratado para alternativa a Jardel (que podia ter saido) como 3º Central da equipa A e Mitrovic foi contratado para ser emprestado e rodar. Por algum motivo não foi emprestado (tinha lugar a titular em 80% das equipas da 1ª liga), por isso faz bem em rodar na B. 


Rodriguez (DE) - Muito se fala do problema do Benfica em arranjar um lateral esquerdo. Parece que Siqueira resolveu o problema...uma coisa é certa, na B não há opção. Rodriguez é uma "cópia barata" de João Cancelo, o mesmo estilo mas mais fraco tecnicamente e igualmente imaturo. Não tem lugar no Benfica


Lindeloff (MDC) - Tem sido utilizado na posição 6. Estará a ser trabalhado à imagem de um Javi Garcia ou de um Fejsa. 

Não é (nem será) Matic, mas talvez se venha a fazer um 6 razoável. Faz-me lembrar o Dier do Sporting, não só pelas parecenças físicas mas também porque já foi utilizado como lateral direito e central. Tal como Dier, acho que a sua melhor posição é a posição 6, mas ainda não está pronto para a Equipa A.


André Gomes (MC) - Tem tido minutos na equipa B, acho bem...para mim é o futuro 8 do Benfica.


Bernardo (MO) - A nova estrela da Formação, 10 clássico, maestro, pé esquerdo de inegável qualidade...19 aninhos. Sendo a sua primeira época a "full" na equipa B, parece-me que necessita de mais 1 ou 2 épocas até poder começar a aparecer na equipa principal. Creio que a referência para a sua evolução deve ser André Martins, do Sporting, também ele, apesar do inegável talento que tem, demorou a estabilizar na equipa principal do Sporting. Bernardo terá que passar por esse "crescimento" também. 


Iván Cavaleiro (Extremo) - Claramente a estrela da equipa

Leva a equipa às costas, é o capitão e está numa forma fantástica. Depois de uma época de adaptação (vindo dos Juniores) na equipa B, esta é a época de afirmação no Benfica e na Seleção - começa a tornar-se referência dos sub-21. Aos 20 anos começa a merecer convocatórias regulares para a equipa A e a merecer minutos na 1ª liga, ainda mais quando não teremos Salvio nos próximos meses. Está na altura de Jesus olhar para este menino!

É normalmente extremo, mas com bom jogo interior e com chegada ao golo. Pode ser 2º avançado e o selecionador de Sub-20 chegou mesmo a "inventa-lo" a ponta de lança (!!)...mas não resulta...


Hélder Costa (Extremo) - Está a passar pelo mesmo processo de Ivan Cavaleiro no ano passado, não é para explodir este ano...interessante o pormenor de estar a espaços a ser experimentado a lateral esquerdo...será que temos "novo" Fábio Coentrão?? 


Lolo - No esquema tático desta equipa B, tem sido utilizado a Ponta de Lança, mas também já teve minutos como 2º avançado ou extremo esquerdo. Como extremo esquerdo fez-me lembrar o Nolito, descai para o centro, remata forte e marca golos. Não é ponta de lança, mas é referenciado em Espanha como um jogador com futuro...vamos ver no que dá.


Funes Mori - Provou nos minutos que teve na equipa B (antes de se lesionar) que tem qualidade para ser o melhor marcador da 2ª Liga (se jogasse regularmente). Se pode ser mais do que isso, nomeadamente no Benfica A...não sei, para futuras observações.
 

Os Manos

Na equipa B jogam dois manos dos da equipa A - Urus Matic e Filip Markovic. Se o primeiro é um caso natural, é mais novo e mostra potencial, o 2º foi claramente uma jogada de agentes e comissões. Não se percebe esta contratação, não só porque não tem qualidade como jogador, mas também porque é mais velho (!!) que o mano da equipa A. 

Lazar Markovic, a estrela sérvia em explosão tem 19 anos e Filip, o "brinde" dos B's tem 21...

Faz lembrar a história do Labyad e do pai contratado para olheiro do Sporting!

 
CONCLUSÃO: 

Por muito que os adeptos "puxem" pelos B's (acho muito bem) só Ivan Cavaleiro tem neste momento capacidade para jogar na equipa A...dos outros há 2 grandes jogadores em potencia - Cancelo e Bernando - e alguns interessantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário